Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O organismo livre de toxinas!

Falta de apetite de manhã, gosto amargo na boca ao levantar, dor de cabeça, tontura e dificuldade de perder peso mesmo fazendo dieta. Pouca gente sabe, mas esses são os sintomas mais comuns de intoxicação no organismo. Não se trata de uma contaminação pontual, por algum alimento estragado, mas da intoxicação do fígado, principal órgão responsável pela eliminação de toxinas. E, por mais cuidado que se tenha com o corpo e a saúde, a exposição a esses agentes tóxicos é inevitável. Além do cigarro e do álcool, já conhecidos, corantes e conservantes dos alimentos industrializados, adoçantes sintéticos, alguns cosméticos e até medicamentos são responsáveis por “poluir” e sobrecarregar o fígado, que não consegue eliminar tudo o que deveria.

Mas atenção: passar alguns dias à base de líquido ou sucos cítricos não é desintoxicar! Essa é uma ideia errada que as pessoas têm. Vale muito mais a pena investir nos planos de três semanas ou um mês com cardápios ricos em frutas e verduras e nutrientes que potencializam a produção de enzimas no fígado, como vegetais brássicos (couve- flor, brócolis, couve, repolho) e temperos como orégano, gengibre, páprica, curry, canela e alecrim. E a ingestão de água é importante, já que é ela que transporta as toxinas que serão eliminadas pelo corpo.


Aqui vai algumas dicas:
Mantenha-se longe de...Corantes, conservantes artificiais, agrotóxicos e fertilizantes químicos presentes em muitos alimentos são os principais fornecedores de toxinas que acabam acumuladas no organismo. Algumas dessas fontes são:
• Refrigerantes; Gordura saturada (margarina, biscoitos, sorvetes);
• Doce e açúcar branco; Pimenta-do-reino, sal;
• Adoçante artificial; Frituras;
• Café e chá preto em excesso;
• Carne vermelha e embutidos (bacon, linguiça, salame).


Prefira Sempre...
Produtos sem agrotóxicos e não industrializados, além de alimentos ricos em fibras e nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico (vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, selênio, entre outros), é importante não apenas durante o processo de desintoxicação, mas constantemente. Veja o que não deve faltar numa dieta balanceada.
• Vegetais (crus e cozidos); Peixes;
• Frutas frescas e secas; Sementes (amêndoas, nozes, linhaça, soja);
• Cereais integrais ricos em fibra; Grãos (feijão, ervilha, lentilha).


Fonte: Marie Claire

Nenhum comentário: