Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cuidado com os salgadinhos de batata

Sequinho, crocante, salgadinho: quem não gosta dos chips de batata frita que encontramos em qualquer mercado? Apesar de deliciosos, eles são cheios de calorias e gorduras e prejudiciais à saúde de qualquer pessoa. Além disso, fazem os norte-americanos gastarem mais de US$ 7 bilhões por ano nos petiscos, segundo o site TimeHealthland.

Por isso, separamos algumas sugestões de salgadinhos tão gostosos quanto os de batata, mas muito mais saudáveis! Você pode encontrá-los em lojas de produtos naturais ou então prepará-los em casa, com a ajuda dos pequenos. Confira!

MAÇÃ CROCANTE: Se você achava que a fruta não poderia substituir o salgadinho de batata, está muito enganado. Simples de fazer e muito mais saborosa do que ao natural, a maçã crocante é um bom substituto do aperitivo.

Ingredientes
2 xícaras de água
1 ½ xícara de açúcar
Suco de 2 ou 3 limões
2 maçãs pequenas do tipo Gala, lavadas e secas
Modo de preparo
Em uma panela pequena, misture a água e o açúcar e deixe ferver em fogo médio. Reserve e deixe esfriar. Corte as maçãs em fatias, remova as sementes e jogue um pouco do suco de limão. Coloque as fatias na mistura na calda de água e açúcar e deixe que elas descansem até o dia seguinte. Pré-aqueça o forno e retire as maçãs desta calda, secando-as em papel-toalha. Coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse por 60 minutos.

INHAME: O inhame é primo da batata, mas tem até 30% menos gordura e muito mais fibra do que seu parente próximo, além das muitas vitaminas E. Você só deve cozinhar bem o tubérculo, já que a raiz do inhame é tóxica.

Ingredientes
1 inhame grande, sem casca e cortado em fatias
½ colher de sopa de sal
1 colher de sopa de azeite

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno. Lave, descasque e corte o inhame em fatias, usando uma faca bem afiada. Pincele azeite de oliva em cada lado do pedaço e coloque-os em uma assadeira forrada com papel manteiga. Deixe assar por 10 minutos, ou até que cada lado esteja dourado.

Fonte: Revista Pais e Filhos

Nenhum comentário: