Cada vez mais é notório a preocupação de homens e mulheres com o envelhecimento. Abaixo tem algumas dicas para retardar esse processo. Isso mesmo retardar, porque infelizmente é inevitável que ele ocorra!
A famosa dieta antienvelhecimento são para pessoas que querem proteger o organismo face a algumas enfermidades (diversos tipos de cancro, doenças cardiovasculares, entre outras) e também para prevenir o envelhecimento precoce. Nesta dieta, as pessoas devem consumir uma quantidade adequada de antioxidantes. Entre os alimentos mais ricos em antioxidantes estão: abacates, amoras, framboesa, morangos, couves, cenouras, uvas, cebolas, salsa, espinafres, tomates, etc.
Em condições normais, não são necessários suplementos vitaminicos. Um excesso poderia ter consequências negativas. Podem ser necessários suplementos vitaminícos para pessoas com idades avançadas e desportistas.
Atenção! O consumo excessivo de álcool e tabaco, estresse, contaminação ambiental, alimentação com excesso de gorduras, sedentarismo, excesso de sol, exercício físico muito intenso (desportistas profissionais) ou uma dieta pouco equilibrada aumentam os radicais livres.
Para tanto aconselhamos alguns alimentos como:
- Ricos em betacarotenos: fígado de vitela e de frango, cenouras, frango, produtos lácteos, frutas e legumes amarelos e de folha verde;
- Ricos em vitamina C: laranja, kiwi, acerola, morangos, ervilhas, pimentos verdes, espargos e tomates;
- Ricos em vitamina E: sementes de girassol, azeite virgem, atum em azeite, amendoins, cereais completos, espargos e peixe;
- Ricos em selênio: gérmen e farelo de trigo, cebola, alho, tomate, brócolis;
- Ricos em zinco: crustáceos, levedura de cerveja, gérmen de trigo, ovo e leite;
- Ricos em cobre: fígado, peixe, mariscos, cereais completos e vegetais verdes;
- Ricos em isoflavonas: soja e derivados;
- Ricos em antioxidantes: vinho tinto, chá, azeitonas, feijões e cebolas.

Não é aconselhado principalmente os alimentos muito gordurosos!
É recomendado...
- Evitar o consumo de álcool e se realmente tiver que beber, não ultrapassar duas bebidas não-destiladas, tais como cerveja, vinho ou sidra.
- Praticar exercício moderado (caminhar em passo ligeiro durante 30 a 45 minutos, de 3 a 5 vezes por semana, porém, procure um educador físico que irá lhe orientar quanto ao melhor exercício para você) é recomendável como tratamento complementar para as pessoas com aumento das taxas lipídicas (triglicerídeos e colesterol).
Essas foram algumas dicas. A chave para o envelhecimento é a alimentação saudável. É extremamente importante e benéfico para a saúde a inclusão de frutas, legumes, verduras e óleos vegetais na nossa dieta. Comer bem é o segredo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário