Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

Nutricosméticos


Todos sabem que uma alimentação saudável e balanceada é fundamental para evitar doenças e retardar o envelhecimento, além de contribuir para uma melhor disposição e aparência. No entanto, com a correria do dia a dia, é comum não conseguir manter os bons hábitos alimentares recomendados. Nessas horas, a ingestão equilibrada de vitaminas e nutrientes auxilia a manutenção de uma vida saudável e a beleza do corpo de forma geral.
Pensando nisso, foram desenvolvidos os nutricosméticos, conhecidos também como “pílulas da beleza”, produtos à base de vitaminas, minerais, aminoácidos e ativos de plantas que oferecem benefícios antioxidantes para aqueles que nem sempre conseguem se alimentar adequadamente. As pílulas visam oferecer ao organismo uma nutrição específica para cada caso: para cuidados com a pele, com o cabelo, unhas, gordura corporal, entre outros. As cápsulas podem ser encontradas prontas no mercado ou serem produzidas em farmácias de manipulação.
No entanto, antes de tomar qualquer vitamina, é fundamental consultar um especialista e tentar manter sempre bons hábitos alimentares. Confira mais informações sobre o assunto com a Nutricionista Daniela Azanha.  

Valia em Dia: O que são os nutricosméticos e quais os seus benefícios?
Daniela Azanha: São pílulas que contém suplementos com a finalidade de nutrir a pele de dentro para fora. Essas cápsulas podem conter vitaminas, minerais, aminoácidos, ervas e proteínas, com o objetivo de repor deficiências de determinadas substância, evitando o envelhecimento precoce, queda capilar, flacidez, celulite e inclusive contribuindo para o fortalecimento das unhas.

Valia em Dia: Existe algum tipo de contraindicação?
Daniela Azanha: A contraindicação é para gestantes, lactentes e pessoas com alergias a alguns componentes da pílula. O ideal é consultar um médico ou nutricionista para fazer exames que identifiquem quais são as deficiências nutricionais que estão comprometendo a sua saúde e beleza. Esses exames afastam a possibilidade de sobrecarregar o organismo com o uso inadequado de alguma substância, que pode acabar não dando resultado e comprometendo a eficácia do tratamento. É importante também que pessoas com doenças crônicas passem por orientação médica.

Valia em Dia: Os resultados são eficazes?
Daniela Azanha: Se for comprovado que a causa do problema está relacionada à falta de nutrientes no organismo, as pílulas têm resultado. Neste caso, o tratamento pode ser eficaz já na terceira semana, porém a maioria deles aparece após 60 dias.

Valia em Dia: Quais são os nutricosméticos mais indicados?
Daniela Azanha: As pílulas que reduzem rugas, flacidez e manchas a base de colágeno, além de zinco, vitamina A, C e E, extrato de soja e licopeno. Essas são as mais indicadas. São muito utilizados também os fortalecedores de cabelos e unhas a base de ômega 3, licopeno (que evita a calvície), ácido fólico, ferro e cobre. Para proteger o organismo dos efeitos do sol e manter o bronzeado, são usados nutrientes que auxiliam na produção de melanina e redução da sensibilidade da pele, sendo os principais ingredientes a vitamina E, o licopeno e o betacaroteno. Já para combater a gordura localizada e reduzir a celulite, são tomadas pílulas com vitamina A, C e E, além de minerais como zinco, magnésio, selênio e cafeína, que combatem a retenção de líquidos e aceleram o metabolismo.

Valia em Dia: É preciso associar outro tipo de tratamento a ingestão das pílulas?
Daniela Azanha: O tratamento deve ser completo, associando as pílulas a uma boa alimentação e prática de atividades físicas, potencializando o resultado, principalmente das cápsulas que auxiliam no combate de gorduras.

Valia em Dia: Pode haver algum efeito colateral em caso de dosagem errada?
Daniela Azanha: A dosagem errada ou uso sem necessidade pode não ter efeito algum. Por exemplo: quando a queda de cabelo não está relacionada à deficiência nutricional, as pílulas não têm nenhum efeito, ou até mesmo se as pílulas forem usadas em excesso podem causar efeito contrário. Em alguns casos acarreta em erupções cutâneas, aumenta a oleosidade da pele e  contribui para o ganho de peso.
Conheça algumas das substâncias contidas nestas fórmulas, que também são adquiridas em uma boa alimentação:
http://www.nucleodaideia.com.br/valiaemdia/wp-content/uploads/2012/07/imagem2.bmp 
Fonte: Valia em Dia

Nenhum comentário: