Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Stévia: Adoçante Natural

Um dos usos mais frequentes dos adoçantes é na substituição do açúcar em produtos Diet, no uso diário de pessoas com Diabetes e/ou pessoas com restrição calórica.

A diferença entre adoçantes artificiais e naturais está, exatamente, na sua forma de obtenção. Enquanto os adoçantes naturais são extraídos de plantas, os artificiais são, quimicamente, produzidos em laboratórios.

Um bom exemplo de adoçante natural é a Stévia, extraída da planta Stevia rebaudiana, originária da América Latina, principalmente no Paraguai, seus princípios adoçantes são usados há séculos pelos índios Guarani para adoçar suas bebidas e como chás medicinais.

O extrato de Stévia tem propriedade de adoçar 300 vezes mais que a sacarose, ou seja, que o açúcar comum, já a sua forma natural é 15 vezes mais doce. A Stévia é uma alternativa natural e saudável ao açúcar por não possuir calorias, favorece a redução de glicose no sangue, protegendo o organismo de doenças como Diabetes e Obesidade. Outro ponto positivo é de não ser cariogênica, protegendo os dentes contra as cáries.

Embora existam estudos que apontam mais efeitos benéficos da Stévia sobre a absorção de gordura e a pressão arterial, a causa ainda é dada como não conclusiva.

O perfil de sabor da Stévia é semelhante ao da sacarose, porém é mais persistente e deixa um sabor residual amargo. Já existem estudos direcionados para minimizar este amargor. Para melhorar a qualidade do sabor pode ser associado a outros tipos de adoçantes.

Como todos os outros adoçantes, a Stévia foi estudada sob vários aspectos para assegurar a inocuidade para o consumo humano, garantindo que não cause malefícios à nossa saúde, podendo ser usados por Idosos, crianças e gestantes.

Durante a compra do produto é, extremamente, necessário verificar sua composição, através da leitura do rótulo. Alguns adoçantes à base de Stévia podem não conter apenas esse ingrediente, ás vezes, para melhorar o paladar, estão acrescidos de sacarina e outros aditivos, deixando de ser 100% natural.

Algumas marcas de adoçantes a base de Stévia, já possui o selo de qualidade da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (ANAD), que reforça a segurança do consumo aos pacientes portadores de Diabetes.

Importante: Recomendação Diária de Ingestão é de 5,5 mg/ Kg de Peso.


Fonte: Educação em Diabetes

Nenhum comentário: